O Curso “Titeres Corporales” com Ines Pasic aconteceu no dias 14 e 15 de setembro de 2024 e foi uma realização do Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo (Morro Reuter, RS).
Gostaria de dizer que eu como iniciante no teatro de animação sinto que descobri um novo mundo depois dessa experiência com o curso imersivo: Títeres Corporales com Ines Pasic. Como relatei para o meu colega Alexandre, é muito bom ser a pessoa que menos têm conhecimento sobre um assunto em uma sala de aula ou estúdio e ao mesmo tempo muito desafiador, no melhor sentido da palavra. Foram tantas informações a que eu tive acesso em apenas dois dias que, como podem imaginar, é uma tarefa difícil assimilar tudo isso, mas vamos por partes.
Primeiramente, que prazer imenso poder conhecer outros colegas bonequeiros de diferentes localidades, como o pessoal da Cia Peregrina de Teatro e da Lótus Cia Cenica, Rodrigo e Juliana de Floripa, ou Beth Bado de Gramado, por exemplo, assim como tantos outros. Além disso, muito bom poder estar mais próxima de bonequeiras que eu já conhecia e admirava, como Carolina Garcia, Rossana Della Costa e Lorena Sanchez, poder jogar e aprender com essas pessoas e me deparar também com a generosidade delas foi muito rico. Se eu já estava encantada com o teatro de formas animadas antes de receber os ensinamentos de Ines Pasic, agora estou completamente apaixonada com as possibilidades que encontrei.
Que profissional e ser humano estonteante, quanta criatividade, paciência, generosidade, sensibilidade, saber e experiência o corpo dela guarda, ao ponto que em muitos momentos não foi preciso nem compreender sua fala, apenas ver o seu corpo se movendo e criando no espaço já bastava.
Tomar o tempo necessário para se conectar com uma prática e estar completamente voltada à experiência sem distrações do mundo cotidiano, era algo que me fazia muita falta. Poder passar por isso em um espaço como o Ponto de Cultura Vale do Arvoredo, que parece ter uma força magnética que te aproxima e te conecta com o outro, com o subjetivo, com a natureza ao redor e ao mesmo tempo com o momento presente, foi uma oportunidade inestimável, que me transformou como artista e pela qual eu não tenho como agradecer o suficiente, nem para a Ines, nem para o pessoal da produção do Vale do Arvoredo que foi tão acolhedor e receptivo, cuidando de tudo, desde a nossa alimentação até a limpeza do local e nem para o NuTA e o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo que
me presenteou com essa bolsa de estudos maravilhosa.
Importante dizer que tivemos alguns contratempos para chegar no local, mas isso só virou história para contar na chegada. Nem deu tempo de ficar estressada, o clima do lugar em que havíamos chegado já nos puxava desde o princípio para um outro estado de espírito. Ao longo do curso recebemos muitos ensinamentos, desde o micro ao macro, desde a parte corporal à filosofia da prática. Aprendemos sobre a importância da transferência de peso, do ponto fixo e tantas as possibilidades que a técnica pode nos proporcionar na cena. Experimentamos a euritmia, uma arte do movimento que expressa a fala e a música por meio de gestos do corpo. Descobri que o peito e o quadril sabem “falar” são capazes de perguntar “como é? como disse?” e se maravilhar ou ainda repunar as respostas que recebem. Vivenciamos o corpo coletivo e nessa prática eu pude perceber o quão sagrado é ouvir o outro, o quão difícil essa técnica pode ser, seja na solidão ou na parceria. Me parece muito sutil essa técnica em que é preciso ser eu plenamente, criar espaço dentro de si para que possamos virar nós e manter a escuta e todos os sentidos ativos para que desse nós possa surgir um ele, ela ou elu, o personagem. Vou levar isso pelos anos que se seguirem e espero um dia chegar perto do que essa técnica pode ser.
Como é belo ser um corpo coletivo, mover-se juntos no espaço por um propósito maior, jogar com o corpo do colega e encontrar do outro lado vulnerabilidade e sensibilidade. Saio dessa formação maravilhada e sinto que não consigo colocar em palavras tudo que vi, vivi e aprendi, mas espero que essa amostra aqui descrita possa dar um gostinho da delícia que foi aprender uma prática tão interessante junto de pessoas tão especiais.
A concessão da Bolsa de Formação do NuTA contou com o apoio do o Edital de Chamamento Público – Manifestações Político-Culturais 20 de Novembro – Zumbi dos Palmares/ Fundação Cultural Palmares/ MinC e do Edital Prêmio Pontos de Memória 2023 – Edição Helena Quadros.